Blog MX1

Red Bull Erzbergrodeo 2023: confira os destaques da 27ª edição da prova

Manuel Lettenbichler mantém invencibilidade no Mundial de Hard Enduro

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Philip Platzer, Philipp Carl Riedl e Sam Strauss

Manuel Lettenbichler

Enduro , Vídeos | 15/06/2023

O alemão Manuel Lettenbichler venceu pela segunda vez consecutiva o Red Bull Erzbergrodeo. Neste domingo, 11, o piloto alemão de 25 anos faturou a edição 2023 da prova, a 27ª da história, seguido pelo britânico Billy Bolt, que acabou em segundo após liderar a maior parte da corrida, e o canadense Trystan Hart que, repetindo o ano passado, completou o pódio da corrida na Áustria. O melhor piloto local foi o austríaco Michael Walkner, primo do campeão do Rally Dakar de 2018 Matthias Walkner, que terminou em sétimo, atrás de Jonny Walker, Wade Young e do super veterano Graham Jarvis.

Atual campeão mundial de Hard Enduro, Lettenbichler superou os concorrentes e a montanha 'Gigante de Ferro' para faturar a icônica competição em duas horas e 31 minutos. Antes, o prólogo reduziu os 1.300 participantes para 500 classificados para a corrida principal, e o brutal percurso foi concluído por apenas 17 pilotos dentro do limite máximo de quatro horas.



Realizado em Eisenerz, uma cidade austríaca conhecida pela mineração, o Red Bull Erzbergrodeo foi realizado pela primeira vez em 1995 e é a corrida mais reverenciada do Mundial de Enduro. A competição ocorre em torno da montanha Erzberg, uma mina em plena atividade que produz mais de três milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Lettenbichler foi comedido no início da corrida, ficando atrás de Trystan Hart antes de assumir a liderança. Logo depois, ele cedeu a pressão de Billy Bolt, que havia caído no início e tentava vencer a famosa prova pela primeira vez.



Depois de uma hora e 17 minutos perseguindo Bolt, Lettenbichler recuperou a liderança no checkpoint 22 (de 27). A partir daí, ele abriu vantagem não apenas para vencer a corrida pela segunda vez, mas também manter a invencibilidade no Campeonato Mundial de Hard Enduro após duas rodadas.

"Estou sem palavras por ter uma vantagem tão grande no final. Eu realmente não acredito nisso", disse Lettenbichler. "Tive uma largada muito boa e então Billy me alcançou e ultrapassou, e tentei continuar com ele, mas não consegui. Ele abriu uma diferença, então tentei economizar um pouco de energia. Quando pude vê-lo novamente, decidi forçar e diria que ele estava muito cansado. Então fiz uma linha muito boa para ultrapassá-lo . Esta corrida é um festival de motos tão louco e todos no mundo vêm e querem fazer este desafio e terminar esta corrida. É super único. É incrível vencer pela segunda vez consecutiva", completou.



Apesar de ver a vitória escapar na fase final, o britânico Bolt conseguiu seu melhor resultado no Red Bull Erzbergrodeo. "Essa foi a minha pior largada e os 10 minutos seguintes foram complicados, eu sabia que precisava ultrapassar o máximo de pessoas possível antes que o percurso se tornasse técnico. Entortei o disco dianteiro da minha moto no acidente. Eu também amassei muito meu escapamento. Foi um bom drama, tudo auto-induzido. Quando Mani me ultrapassou, pensei que teria dificuldade para acompanhá-lo. Eu queria vencer e dei tudo o que tinha. Mas, considerando todas as coisas, estou muito, muito feliz", destacou o tricampeão mundial de SuperEnduro.

Hart, que tem dois pódios em três tentativas, ficou um pouco frustrado com o terceiro lugar. "(Após) Pódios consecutivos, muitas pessoas ficariam felizes, mas, para ser honesto, não estou muito feliz. Alcancei uma posição muito boa, estava liderando, o que eu realmente não esperava e então fiquei pressionado e cometi muitos erros na primeira hora. Conseguir o holeshot e depois cometer muitos erros é meio doloroso. Eu estava exatamente onde precisava estar com Billy e Mani, e então meio que joguei tudo fora."



O mineiro Rigor Rico representou o Brasil na prova e classificou-se para o evento principal, mas enfrentou dificuldades. "Que corrida foi essa! De último recuperando até P56. Depois de problemas logo depois da largada, quase 1h parado, Deus me deu essa grande vivência. E o melhor de tudo, voltando para casa pronto para o próximo desafio. Obrigado a todos que fizeram isso possível e a essa torcida que é a melhor do mundo", postou o piloto da KTM Brasil nas redes sociais.

Destaque também para a participação do austríaco Marcel Hirscher, atleta várias vezes medalhista de ouro nas Olimpíadas e no Campeonato Mundial de Esqui Alpino, que disputou Red Bull Erzbergrodeo pela segunda vez. O esquiador que virou motociclista conseguiu chegar ao 19 checkpoint, avançando dois pontos em relação a 2022. Veja mais sobre a sua participação em um dos vídeos abaixo.



O Mundial de Hard Enduro agora segue para a Romênia para a disputa do Red Bull Romaniacs de 25 a 29 de julho.

Vídeos:





Resultado do Red Bull Erzbergrodeo 2023:
1. Manuel Lettenbichler (Alemanha) 2:31:15
2. Billy Bolt (Grã-Bretanha) 2:42:15
3. Trystan Hart (Canadá) 2:57:09
4. Jonny Walker (Grã-Bretanha) 2:59:30
5. Wade Young (África do Sul) 3:04:21
6. Graham Jarvis (Grã-Bretanha) 3:13:55
7. Michael Walkner (Austria) 3:22:18
8. Alfredo Gomez (Espanha) 3:24:30
9. Teodor Kabakchiev (Bulgária) 3:25:00
10. Cody Webb (Estados Unidos) 3:29:09
11. Matthew Green (África do Sul) 3:31:45
12. Sonny Goggia (Itália) 3:49:21
13. Dominik Olszowy (Polônia) 3:51:59
14. Jack Price (Grã-Bretanha) 3:52:08
15. Dan Peace (Grã-Bretanha) 3:55:58
16. Mitch Brightmore (Grã-Bretanha) 3:58:39
17. Will Hoare (Grã-Bretanha) 3:59:13

Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1