Blog MX1

Apresentação GASGAS 2024 - Motocross, Enduro e Cross Country

Aceleramos as novas motos num evento que contou com test drive das linhas MC, EC e XC

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Felipe Saboya e Maurício Arruda

Motos GASGAS 2024 apresentam uma ampla renovação da linha

Moto , Vídeos | 10/12/2023

Atualmente com uma operação SKD em Jacareí, no interior paulista, onde as motos são finalizadas depois de chegarem do exterior parcialmente montadas, a GASGAS Brasil vem crescendo no mercado off-road nacional com uma ampla linha de modelos comercializada no país. A marca de origem espanhola, claro, tem seus maiores volumes com as motos de enduro, cross country e motocross, mas o importador também atende a demanda de outros consumidores disponibilizando motocicletas mais nichadas como as de trial ou rally, além das voltadas ao minicross, entre outras.



A linha 2024 passou por uma ampla renovação e, aproveitando o momento, a empresa reuniu os revendedores de todo o Brasil para um encontro realizado no fim de novembro nas dependências do Bonfim Adventure, em Taubaté (SP), onde alguns dos novos modelos foram disponibilizados para test drive. O MX1 acompanhou o evento in loco e, além de presenciar a confraternização da rede de concessionários, teve a oportunidade de experimentar algumas das novas GASGAS 2024 por um pequeno circuito preparado no local.



Os modelos 2024 de motocross, enduro e cross country são completamente novos, cheios de inovações em relação a geração anterior e por isso a promessa é de um desempenho superior nas pistas e trilhas. Chassi, subquadro (de alumínio), braço oscilante, kit plástico, suspensão (dianteira e traseira), mesa, embreagem hidráulica, freios, guidão, pedaleiras, injeção e controle eletrônico de escape (nos modelos 2 tempos), motor (com massa mais centralizada) e interruptor de seleção de mapa (com controle de largada e tração) foram refinados em toda a nova linha que conta com 16 modelos no total (MC 125, MC 250, MC 250F, MC 350F e MC 450F no motocross; EC 250, EC 300, EC 250F, EC 350F, EC 450F e EC 500F no enduro; e EX 250, EX 300, EX 250F, EX 350F e EX 450F no cross country).



O clima nublado, com garoa em alguns momentos, não chegou a atrapalhar as atividades do evento e até colaborou para que o traçado ficasse mais divertido e sem poeira. Eu, que estava há alguns anos sem pilotar, comecei a experiência pela GASGAS EX 300 (2T), depois andei na GASGAS MC 250 (2T - única motocross disponível) e, por fim, também acelerei a GASGAS EX 350F (4T).



Apesar do meu tempo longe das pistas, poucas voltas bastaram para me sentir à vontade com as motos, equilibradas e com componentes de excelente qualidade. Os freios Braktec, mesma marca da embreagem hidráulica, eram novidade para mim e foram uma excelente surpresa, com funcionamento progressivo e preciso, comparável aos consagrados Brembo. Sobre as embreagens hidráulicas, apesar de gostar da leveza e do ajuste automático, nunca fui um grande fã delas pois considero que perde um pouco da precisão do sistema com cabo, mas essa achei o desempenho superior as que usei em outras oportunidades.



O novo chassi também agrada e gostei de todo o posicionamento geral, desde as pedaleiras, passando pelo novo banco, guidão e comandos. As reações são bem previsíveis o que transmite muita segurança, especialmente nas saídas de curva onde é preciso abusar para levar algum susto. Por outro lado as suspensões aparentemente com um ajuste mais macio do que o ideal para mim (e não alteramos as configurações), ao menos foi minha sensação pela resposta no único degrau do percurso (não havia saltos maiores), ponto onde uma regulagem mais rígida funcionaria melhor.



No Brasil as motos GASGAS são comercializadas com pneus da Borilli, de fabricação nacional, uma diferença em relação ao exterior onde são utilizadas marcas como Dunlop e Maxxis. As motocross vêm com pneus específicos para a modalidade e a diferença de tração com o terreno úmido em relação às "primas" de enduro e cross country (que usam versões de cravos mais baixos, acredito que no padrão homologado pela FIM para o Mundial de Enduro) era sensível.



A partida é elétrica em todas as versões, inclusive os modelos de motocross 2 Tempos. Gostei da elasticidade do motor injetado 300 2T, que naturalmente vibra um pouco mais que o 250 de motocross onde a entrega de potência achei bem linear e dócil, diferente dos carburados de antigamente. Na 350 4 Tempos o torque permite boas respostas mesmo quando se usa as marchas bem soltas.



Com tantas versões disponíveis, antes de escolher uma delas vale um estudo aprofundado das diferenças técnicas, do uso pretendido (lazer ou competição) e das expectativas. Avaliar junto ao revendedor a opção mais indicada ao seu estilo de pilotagem e intenções certamente contribui para uma escolha acertada. Uma coisa é certa, optando por qualquer uma a diversão está garantida!



As atividades no dia foram além do test drive e mais das atrações podem ser conferidas no vídeo que o MX1 gravou durante o evento. Assista também aos bate-papos que tivemos com o ex-piloto de motocross e agora concessionário chefe de equipe, Pepê Bueno (da 97 GASGAS); o piloto de Hard Enduro, Luis Felipe Brunatto; o presidente da GASGAS Brasil, Wesley Macedo; e o entusiasta do esporte e proprietário da Bonfim Adventure, Lirinho.



Para saber mais sobre a linha GASGAS 2024, confira os vídeos oficiais da marca com mais informações que também estão incorporados abaixo. Agradeço o convite da GASGAS Brasil, através da concessionária 97 GASGAS, e o apoio do meu amigo Felipe Saboya que foi fundamental para viabilizar a produção deste conteúdo.

Vídeos:





Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1