Na primeira corrida da classe 450, Jett Lawrence largou na frente com Justin Barcia, Chase Sexton, Phil Nicoletti e Dylan Ferrandis logo atrás. Sexton logo subiu ao segundo lugar e tentou assumir a liderança, mas Lawrence resistiu. Um erro de Sexton antes dos cinco minutos de corrida permitiu que Lawrence aumentasse sua vantagem. Ambos os pilotos da Honda tinham configurações de suspensão diferentes, mostrando o desafio de encontrar o ajuste ideal para a pista do SMX, o autraliano apostou num ajuste mais próximo ao do motocross, enquanto o americano apostou em um conjunto mais rigído no estilo supercross. Ken Roczen superou Barcia na disputa pela terceira posição. O grupo da frente parecia definido, mas Aaron Plessinger, após uma má largada, avançou para o sexto lugar e, na última volta, conquistou o quinto posto. A ordem de chegada final foi Lawrence, Sexton, Roczen, Barcia e Plessinger.
Na segunda corrida, Nicoletti liderou os primeiros momentos com Barcia, Lawrence, Sexton e Roczen logo atrás. Lawrence e Roczen avançaram na primeira volta, com o campeão do motocross assumindo a liderança rapidamente. Roczen passou Nicoletti 40 segundos depois e pressionou Lawrence pela liderança. Sexton ficou em terceiro, mas não conseguiu alcançar até a briga na frente, já que os dois primeiros mantiveram um ritmo intenso. Com pouco mais de oito minutos para o fim, Plessinger subiu para o quarto lugar, e o grupo da frente parecia estar definido. No entanto, Roczen reduziu a diferença nas voltas finais e pressionou Lawrence. Com pouco mais de um minuto no relógio, Lawrence deixou Roczen passar, sacrificando a liderança, mas isso não afetou a ordem geral na soma das baterias. A estratégia de Lawrence visava ajudar Roczen a ganhar pontos sobre Sexton na classificação geral. Lawrence venceu a corrida, Roczen terminou em segundo e Sexton em terceiro. A próxima corrida, que paga o triplos de pontos, decidirá o campeonato entre Sexton e Lawrence, com Roczen ainda na disputa se vencer e o americano não terminar em segundo.
Na primeira bateria da classe 250, Haiden Deegan assumiu a liderança com Tom Vialle, Hunter Lawrence e Jo Shimoda logo atrás. Lawrence ultrapassou Vialle pelo segundo lugar ainda na primeira volta, enquanto RJ Hampshire passou Shimoda e assumiu a quarta posição. A corrida foi marcada pela batalha entre Deegan e Lawrence, com a diferença entre eles variando na casa de 1 e 2 segundos. Shimoda recuperou o quarto lugar após sete minutos de corrida. Com mais de metade da prova, Lawrence assumiu a liderança depois que Deegan cometeu um erro em uma curva e abriu uma pequena vantagem. Restando cerca de 2 minutos no relógio, Shimoda ultrapassou Vialle e se aproximou de Deegan. O japonês assumiu o segundo posto e se aproximou de Lawrence na última volta, mas sofreu um baque em uma curva batendo o queixo no guidão o que provocou um corte. Lawrence venceu a corrida, Shimoda ficou em segundo e Deegan em terceiro.
A segunda corrida começou com Justin Cooper na frente, seguido por Jo Shimoda, Hunter Lawrence, Ryder DiFrancesco e RJ Hampshire. Lawrence ultrapassou Shimoda na primeira volta, mas levou o troco imediatamente. Shimoda assumiu a liderança após quatro minutos e meio de corrida, com Lawrence em terceiro e Haiden Deegan em quarto. Lawrence ultrapassou Cooper, mas levou mais uma volta para consolidar a segunda posição ficando apenas um segundo atrás de Shimoda, sendo que o vencedor da corrida conquistaria a vitória geral e o bônus de $50,000. Tom Vialle fez um esforço para alcançar o terceiro lugar, mas teve problemas mecânicos que o tiraram da prova. Nas últimas voltas, Shimoda sentiu problemas em sua moto e diminuiu o ritmo para seguir até o fim. Lawrence venceu a corrida e a geral, recuperando a liderança dos pontos antes da final do Mundial de SuperMotocross.
A temporada se encerra e coroa dois campeões na próxima semana, no dia 23 de setembro, dentro do Los Angeles Memorial Coliseum, em Los Angeles, Califórnia.
Vídeos:
Resultados da segunda etapa dos playoffs do SuperMotocross - Chicagoland Speedway:
450 SMX (soma das baterias)
1. Jett Lawrence, Australia, Honda (1-2)
2. Ken Roczen, Clermont, Fla., Suzuki (3-1)
3. Chase Sexton, LaMoille, IL., Honda (2-3)
4. Aaron Plessinger, Hamilton, Ohio, KTM (5-4)
5. Dylan Ferrandis, Bedarrides, France, Yamaha (6-5)
6. Justin Barcia, Greenville, Fla., GASGAS (4-10)
7. Cooper Webb, Newport, N.C., Yamaha (8-7)
8. Phillip Nicoletti, Bethal, N.Y., Yamaha (7-9)
9. Jason Anderson, Rio Rancho, N.Mex., Kawasaki (13-6)
10. Colt Nichols, Muskogee, OK, Kawasaki (12-8)
250 SMX (soma das baterias)
1. Hunter Lawrence, Australia, Honda (1-1)
2. Jo Shimoda, Suzuka, Japan, Kawasaki (2-2)
3. Haiden Deegan, Temecula, Calif., Yamaha (3-3)
4. RJ Hampshire, Wesley Chapel, Fla., Husqvarna (5-4)
5. Maximus Vohland, Granite Bay, Calif., KTM (8-5)
6. Jordon Smith, Belmont, N.C., Yamaha (10-8)
7. Seth Hammaker, Bainbridge, Pa., Kawasaki (9-9)
8. Levi Kitchen, Washougal, Wash., Yamaha (6-12)
9. Ryder DiFrancesco, Bakersfield, Calif., Kawasaki (12-7)
10. Jalek Swoll, Belleview, Fla., Husqvarna (7-13)
Classificação do Campeonato Mundial de SuperMotocross:
450 SMX
1. Chase Sexton, LaMoille, IL., Honda (90)
2. Jett Lawrence, Australia, Honda (88)
3. Ken Roczen, Clermont, Fla. Suzuki (80)
4. Aaron Plessinger, Hamilton, Ohio, KTM (74)
5. Dylan Ferrandis, Bedarrides, France, Yamaha (71)
6. Cooper Webb, Newport, N.C., Yamaha (60)
7. Justin Barcia, Greenville, Fla., GASGAS (59)
8. Jason Anderson, Rio Rancho, N.Mex., Kawasaki (58)
9. Garrett Marchbanks, Coalville, Utah, Yamaha (44)
10. Adam Cianciarulo, Murrieta, Calif., Kawasaki (42)
250 SMX
1. Hunter Lawrence, Australia, Honda (89)
2. Jo Shimoda, Suzuka, Japan, Kawasaki (86)
3. Haiden Deegan, Temecula, Calif., Yamaha (82)
4. Levi Kitchen, Washougal, Wash., Yamaha (63)
5. RJ Hampshire, Wesley Chapel, Fla., Husqvarna (62)
6. Jordon Smith, Belmont, N.C., Yamaha (62)
7. Maximus Vohland, Granite Bay, Calif., KTM (59)
8. Tom Vialle, France, KTM (54)
9. Ryder DiFrancesco, Bakersfield, Calif., Kawasaki (54)
10. Seth Hammaker, Bainbridge, Pa., Kawasaki (49)
Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil