O primeiro dia da temporada 2023 do Mundial de Motocross terminou em Villa La Angostura com Jorge Prado (Red Bull GasGas Factory Racing) e Jago Geerts (Monster Energy Yamaha Factory Racing) liderando as corridas qualificatórias das classes MXGP e MX2 - respectivamente - do MXGP da Patagônia-Argentina.
Jorge Prado liderou a corrida da MXGP do início ao fim com uma largada à frente de seu companheiro de equipe, Mattia Guadagnini, que nos treinos não foi tão bem com o 14º tempo, mas teve um início excelente nas corridas terminando na cola do espanhol na segunda posição. Maxime Renaux (Monster Energy Yamaha Factory Racing MXGP Team) subiu de um início na oitava posição até chegar ao terceiro lugar depois de duas voltas batalhando pelo posto com Ruben Fernandez (Team HRC) que acabou em quarto.
Despois de uma no fora do campeonato, Jeffrey Herlings (Red Bull KTM Factory Racing) lutou para começar da melhor maneira. Após completar a primeira volta em 14º, o campeão de 2021 acabou num promissor 10º lugar.
Jeremy Seewer (Monster Energy Yamaha Factory Racing MXGP Team) lutou pelos primeiros lugares por toda a corrida, ultrapassando Pauls Jonass (Standing Construct Honda) na sétima volta para alcançar a quarta posição, mas o suíço levou um tremendo susto ao virar de frente num grande salto. Aparentemente bem após o acidente, Seewer abandonou pois sua moto não funcionou mais. Jonass acabou perdendo algumas posições acabando em oitavo lugar.
Romain Febvre (Kawasaki Racing Team) apresentou um forte desempenho com a quinta posição e Calvin Vlaanderen (Gebben Van Venrooy Yamaha) foi o sexto mantendo o mesmo posto do início ao fim, enquanto Glenn Coldenhoff (Monster Energy Yamaha Factory Racing) ganhou quatro posições para completar logo atrás.
Outro desempenho constante foi o de Valentin Guillod (Team Ship To Cycle Honda) que acabou em nono, logo à frente de Jeffrey Herlings. Na frente, Prado mostrou um grande controle ao longo da corrida.
"Começar a temporada assim é um grande impulso de energia para mim e minha confiança. Espero poder trazer esse ímpeto e essa forma física para amanhã", disse o espanhol líder do campeonato que neste ano tem novo regulamento e distribui os primeiros pontos já na corrida qualificatória.
O catarinense Lucas Dunka (KTM Pro Tork), único representante brasileiro na corrida, terminou na 31ª colocação.
Na MX2, foi um cenário semelhante com Jago Geerts tendo uma excelente largada para dominar a corrida à frente de Andrea Adamo (RedBull KTM Factory Racing Factory) que espelhou o líder até a bandeirada. Simon Laengenfelder (RedBull GasGas Factory Racing) conquistou o terceiro lugar.
Vídeos:
Resultados da primeira etapa do Campeonato Mundial de Motocross - Corridas qualificatórias:
Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil