Blog MX1

AMA Motocross: Jason Anderson (450) e Jett Lawrence (250) vencem em Hangtown

Veja os destaques da segunda etapa da temporada 2022

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Divulgação

Largada da categoria 450

Motocross , Vídeos | 05/06/2022

Neste sábado, 4 de junho, o AMA Pro Motocross realizou a segunda etapa da temporada na desafiadora pista de Hangtown, na Califórnia, onde Jason Anderson conquistou a vitória na classe 450 e o líder e atual campeão Jett Lawrence na 250.

A primeira bateria da 450 começou com o líder do campeonato Chase Sexton e Anderson lado a lado disputando a liderança com Ken Roczen na terceira posição. Sexton prevaleceu no início e a dupla abriu de Roczen.

Vencedor 450

Mais atrás, Eli Tomac, Ryan Dungey e Christian Craig ocupavam do quarto ao sexto lugar, enquanto Sexton, Anderson e Roczen consolidavam suas posições, mas num choque com um retardatário o alemão perdeu ainda mais contato com os rivais e por pouco não foi ao chão.

Na reta final da bateria, Anderson se aproximou de Sexton e, com poucos minutos para a bandeirada, conseguiu a ultrapassagem numa das curvas da pista. A disputa seguiu até a última volta, com ambos encontrando vários retardatários pela frente e alguns momentos lado a lado. Anderson conseguiu ser mais eficiente alcançando a quarta vitória de sua carreira por meros três décimos de segundo. Roczen seguiu em um distante terceiro lugar, com Tomac em quarto e Craig em quinto.

Segundo colocado 450

Na segunda bateria, Antonio Cairoli fez o holeshot, mas foi rapidamente ultrapassado por Roczen, enquanto Sexton largou em terceiro e Anderson fora dos cinco primeiros. Roczen abriu uma vantagem de 1,5 segundo sobre Sexton, que passou para o segundo lugar ainda na primeira volta, enquanto Cairoli lutava com seu companheiro de equipe Ryan Dungey.

À medida que os pilotos da Honda se afastavam do pelotão, Anderson recuperava posições. Ele passou Dungey e Cairoli assumindo o quarto lugar atrás de Tomac. Na briga pela liderança, Sexton fez uma bela manobra para assumir o controle da prova aos 10 minutos, mas Roczen se manteve próximo mantendo-se vivo na disputa.

Líder do AMA Motocross 2022 classe 450

Já na metade da prova, Tomac abriu caminho por Roczen assumindo o segundo lugar ao mesmo tempo que reduzia a diferença para Sexton. Anderson assumiu a quarta posição deixando a briga pela vitória na etapa em aberto. A batalha se intensificou nos 10 minutos finais, quando Tomac zerou a diferença para Sexton. O piloto da Yamaha conseguiu superar o rival da Honda pouco depois e Anderson respondeu com uma ultrapassagem sobre Roczen pelo terceiro lugar.

Sexton lutou mantendo-se próximo por várias voltas, mas Tomac começou a abrir a diferença. Nas duas últimas voltas, Sexton reduziu a distância para um segundo e meio  e na última volta chegou a ficar lado a lado com Tomac, mas não conseguiu fazer a ultrapassagem. O piloto da Yamaha conquistou sua primeira vitória em baterias da temporada seguido por Sexton, enquanto Anderson terminou em terceiro levando o primeiro lugar na soma das baterias.

Segunda etapa do AMA Motocross

Foi a primeira vitória de Anderson em 12 anos e 92 largadas na carreira superando Sexton por um único ponto. Tomac completou o pódio em terceiro. Pelo campeonato, Sexton ampliou sua liderança na classificação da classe 450 para 12 pontos sobre Roczen. A vitória colocou Anderson em terceiro, a 18 pontos do líder.

"Tive que trabalhar para chegar lá (na segunda bateria). Honestamente, pensei que só tinha subido ao pódio, mas depois que saí da pista percebi que era uma vitória. Foram longos 12 anos, mas finalmente conseguimos. Estou muito feliz. Vamos continuar assim", disse Anderson.

Líder do AMA Motocross 250

Pela categoria 250, apesar de um mal estar, Jett Lawrence - via 3-1 nas baterias - conquistou mais uma vitória ampliando sua liderança no campeonato. "Estar doente tornou muito difícil para mim e até vomitei antes da segunda bateria. Na segunda corrida eu estava apenas dando meu máximo por todo o caminho. Foi um dia difícil, mas estou animado por estar aqui (no pódio)", destacou o piloto da Honda.

Vídeo:


Resultados da segunda etapa do AMA Motocross 2022, Hangtown:

450 (soma das baterias)
1. Jason Anderson (Kaw) 1-3
2. Chase Sexton (Hon) 2-2
3. Eli Tomac (Yam) 4-1
4. Ken Roczen (Hon) 3-4
5. Christian Craig (Yam) 5-5
6. Antonio Cairoli (KTM) 7-6
7. Ryan Dungey (KTM) 6-7
8. Aaron Plessinger    (KTM) 9-8
9. Joey Savatgy (Kaw) 11-9
10.    Justin Barcia (GG) 10-11

250 (soma das baterias)
1. Jett Lawrence (Hon) 3-1
2. Justin Cooper (Yam) 2-3
3. Hunter Lawrence (Hon) 4-2
4. Jo Shimoda (Kaw) 5-4
5. Max Vohland (KTM) 7-5
6. Levi Kitchen    (Yam) 6-6
7. Seth Hammaker (Kaw) 1-39
8. Michael Mosiman (GG) 11-7
9. Stilez Robertson (Hus) 10-9
10. Nick Romano (Yam) 12-11

Classificação do Campeonato AMA Motocross 2022 após duas etapas:

450
1. Chase Sexton, La Moille, Ill., Honda - 94
2. Ken Roczen, Germany, Honda - 82
3. Jason Anderson, Edgewood, N.M., Kawasaki - 76
4. Eli Tomac, Cortez, Colo., Yamaha - 75
5. Christian Craig, El Cajon, Calif., Yamaha - 72
6. Ryan Dungey, Belle Plaine, Minn., KTM - 61
7. Antonio Cairoli, Italy, KTM - 55
8. Aaron Plessinger, Hamilton, Ohio, KTM - 51
9. Justin Barcia, Monroe, N.Y., GASGAS - 46
10. Garrett Marchbanks, Coalville, Utah, Yamaha - 42

250
1. Jett Lawrence, Australia, Honda - 95
2. Hunter Lawrence, Australia, Honda - 84
3. Jo Shimoda, Japan, Kawasaki - 72
4. Justin Cooper, Cold Spring Harbor, N.Y., Yamaha - 60
5. Levi Kitchen, Washougal, Wash., Yamaha - 59
6. Seth Hammaker, Bainbridge, Pa., Kawasaki - 55
7. Michael Mosiman, Sebastopol, Calif., GASGAS - 55
8. Max Vohland, Sacramento, Calif., KTM - 50
9. Stilez Robertson, Bakersfield, Calif., Husqvarna - 45
10. Pierce Brown, Sandy, Utah, GASGAS - 39

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1