Blog MX1

8ª etapa do AMA Supercross: Tomac vence pela sétima vez em Daytona

Confira os resultados, vídeos e a classificação atualizada do campeonato

Crédito: Redação MX1 Motocross Brasil - Maurício Arruda - Fotos: Feld Motor Sports e Align Media

Pódio 450SX

Supercross , Vídeos | 05/03/2023

Eli Tomac (Monster Energy Yamaha Star Racing) conquistou a vitória na oitava etapa do Monster Energy AMA Supercross 2023, a 53ª corrida da competição em Daytona Supercross. Com o triunfo deste sábado, Tomac ampliou seu recorde de para sete vitórias no icônico Daytona International Speedway.

Cooper Webb (Red Bull KTM) foi combativo e terminou perto do líder, mas teve que se contentar com o segundo lugar. Chase Sexton (Team Honda HRC) completou o pódio da categoria 450SX. Na quarta corrida da série de rodadas da 250SX, Hunter Lawrence (Team Honda HRC), conquistou uma vitória convincente.



Quando o gate caiu para o evento principal da classe 450SX, Tomac fez o Holeshot, mas na segunda curva Webb pegou uma linha externa e assumiu a liderança. Sexton ficou em terceiro lugar com Justin Barcia (Red Bull GASGAS Factory Racing), pressionando na luta pela posição. Depois de uma volta, Jason Anderson (Monster Energy Kawasaki) chegou ao quinto lugar e RJ Hampshire (Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing) ficou em sexto na sua primeira final pela categoria principal.

Sob chuva, Webb manteve o comando da corrida até ao redor dos sete minutos (de 20 minutos mais uma volta no total), quando Tomac atacou. Os dois pilotos trocaram posições na liderança por quatro vezes em uma seção, com Webb mantendo a primeira posição depois dos dois se chocarem na entrada de uma curva. O incidente permitiu que Sexton diminuísse a diferença para os dois e de repente os três primeiros no campeonato tinham a chance de vencer em Daytona.



Nove minutos depois, Webb entrou com a moto em ponto morto numa seção de alta velocidade. Tomac completou a sequência de encaixes assumindo a liderança. Os quatro primeiros, Tomac, Webb, Sexton e Barcia, seguiam próximos, separados por menos de quatro segundos.

Foi quando Sexton cometeu um erro, Barcia tentou capitalizar e foi bloqueado. O contato tirou Barcia da pista, mas ele não caiu. Só que menos de uma volta depois, Sexton parou antes de uma curva e num novo choque Barcia levou a pior e foi ao chão. Ele ainda conseguiu antes de perder a posição para Anderson.



Nos últimos momentos, Webb fez um esforço reduzindo a diferença para o líder para 1,4 segundos na entrada da última volta. Mas Tomac fez um giro final sem erros e manteve a primeira colocação. Quando cruzou a bandeirada, ele ampliou seu recorde de vitórias em Daytona para sete e conquistou o terceiro lugar em vitórias da classe 450SX, ficando a apenas uma de James Stewart. No campeonato ele segue para a próxima rodada com 5 pontos de vantagem sobre Webb e 10 sobre Sexton.

Na classe 250SX leste, Max Anstie (Fire Power Honda) partiu na frente, mas na primeira reta Nate Thrasher (Monster Energy Yamaha Star Racing) assumiu a liderança. Uma curva depois, Tom Vialle (Red Bull KTM) conquistou o primeiro lugar. Hunter Lawrence estava perto da frente e quando os pilotos passaram pela seção de areia pela primeira vez, ele colidiu com Thrasher que caiu e parou na última posição. Bem mais rápido na seção de costelas, Lawrence passou com facilidade por Vialle e assumiu o comando da prova.



Jeremy Martin (Muc-Off FXR ClubMX Yamaha), ficou em terceiro, com Chris Blose (Monster Energy Pro Circuit Kawasaki) e Haiden Deegan (Monster Energy Yamaha Star Racing) na sequência. Em seguida, Vialle caiu forte após errar o encaixe de um triplo. O francês bicampeão mundial levantou bem, mas com a moto avariada acabou abandonando a disputa.

Com chuva fraca caindo, Deegan passou por Martin para assumir o terceiro lugar. Thrasher ainda alcançou o décimo posto e, mesmo após um novo acidente, garantiu a posição no final.



A vitória de Lawrence igualou a de seu irmão Jett no ano passado, tornando os australianos os primeiros irmãos na história do esporte a terem cada um uma vitória no Daytona Supercross. Outro recorde é que ele são a única dupla de irmãos A liderar simultaneamente a classe 250SX em suas respectivas regiões, Leste e Oeste. Anstie conquistou o segundo lugar e o estreante Haiden Deegan o seu primeiro pódio com apenas quatro corridas profissionais.

A série segue para Indianápolis no próximo fim de semana, onde o Lucas Oil Stadium sediará a 9ª rodada da temporada Monster Energy AMA Supercross.

Vídeos:



Resultados da oitava etapa do AMA Supercross 2023 - Daytona:





Classificação do campeonato após oito etapas:






Siga o MX1 nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mx1motocrossbrasil
Facebook: https://facebook.com/mx1motocrossbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/@mx1motocrossbrasil

Notícias Relacionadas

Blog MX1

ir para o blog