Blog MX1

Apenas oito pilotos completam 26ª edição do Red Bull Erzbergrodeo

Manuel Lettenbichler é campeão da icônica prova entre 1.200 competidores

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Philip Platzer, Future7Media, Joerg Mitter e Philipp Carl Ried

Manuel Lettenbichler

Enduro , Vídeos | 25/06/2022

Manuel Lettenbichler venceu 1.200 competidores e a montanha chamada Gigante de Ferro para triunfar na 26ª edição do icônico Red Bull Erzbergrodeo, na Áustria, sete anos depois que seu pai Andreas alcançou o mesmo feito.

Realizado na cidade de Eisenerz e lançado pela primeira vez em 1995, o Red Bull Erzbergrodeo é uma prova idolatrada pelos pilotos de Hard Enduro e acontece ao redor da montanha Erzberg, uma mina em plena atividade que produz mais de dois milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Mundial de Hard Enduro

O Gigante de Ferro desafia a gravidade, é a maior pirâmide feita pelo homem, criando um desafio incomparável no motociclismo fora de estrada. Após uma espera de três anos desde a edição 2019, milhares de amadores e profissionais prestigiaram o retorno do festival off-road de quatro dias que atrai milhares de fãs de todo o mundo.

Os pilotos tiveram quatro horas para completar o percurso composto por 27 checkpoints. Em uma das edições mais difíceis de todos os tempos, Lettenbichler lutou contra o vice-campeão Mario Roman, da Espanha, por duas horas e 58 minutos sendo o único piloto a terminar a competição em menos de três horas.

Vice-campeão do Red Bull Erzbergrodeo 2022

O piloto de 24 anos revelou: "Quando eu limpei o Lazy Noon (checkpoint 26), fiquei tipo 'oh cara, como isso é doentio'. Literalmente, o último impulso não foi muito difícil e foi uma sensação inacreditável. Estou na lua. Significa muito que meu pai e eu vencemos esta corrida. Poucas pessoas farão isso, é uma história tão legal."

A vitória de Lettenbichler não foi sem desafios, pois ele teve dificuldades no checkpoint 22, chamado 'Highway', abrindo caminho para Roman se aproximar. O alemão acrescentou: "A 'Highway' quase me matou. Eu fui o primeiro cara lá e literalmente não havia linhas (para andar), tive que formar algumas e colocar algumas árvores, porque era muito difícil, e eu deixei um pouco mais fácil para o resto (dos pilotos). A corrida quase me matou neste ponto."

Dos 500 pilotos que se classificaram para o evento principal de domingo, apenas oito finalizaram o percurso de 35,2 km dentro do prazo de quatro horas, com o canadense Trystan Hart em terceiro, atrás de Lettenbichler e Roman.

Terceiro colocado Red Bull Erzbergrodeo

Em comparação com a vitória de Lettenbichler do início ao fim, Roman conseguiu uma excelente recuperação depois de largar atrás. O espanhol ficou a poucos metros de Lettenbichler nos minutos finais, mas não conseguiu superar o rival.

"Foi super difícil, errei na largada com muita poeira e comecei a perder muitas posições, cerca de 20 ou mais. Tentei pegar leve e fazer meu próprio ritmo e comecei a ultrapassar um a um, depois fiquei observando o líder, que estava a uns 20 metros de distância, mas o segundo lugar era tudo que eu podia fazer. O mais difícil hoje foi encontrar surpresas porque andamos na pista, pensamos que conhecíamos todas as seções, mas quando estávamos andando, não reconhecíamos algumas seções novas. Foi difícil porque não conseguíamos encontrar as linhas boas e isso complicou para os primeiros pilotos. Acho que com certeza essa foi a mais difícil Mesmo se apenas um ano houvesse apenas cinco pessoas que terminaram, eu diria que hoje muitas pessoas não chegarão ao fim a tempo."

Red Bull Erzbergrodeo 2022

A corrida deste ano fez parte do Campeonato Mundial de Hard Enduro. A história de azar desta edição aconteceu com Graham Jarvis - piloto cinco vezes vencedor do Red Bull Erzbergrodeo - que enfrentou problemas mecânicos que o deixaram no ponto de largada por uma hora. Apesar do veterano de 47 anos ter passado por 21 dos 27 checkpoints no tempo que restava, ele não conseguiu terminar dentro do prazo.

Campeões do Red Bull Erzbergrodeo

O Campeonato Mundial de Hard Enduro da FIM agora se muda para a Itália onde o Red Bull Abestone será realizado de 9 a 10 de julho.

Vídeos:





Resultado final do Red Bull Erzbergrodeo 2022:
1. Manuel Lettenbichler (GER) 2:58:51
2. Mario Roman (ESP) 3:02:17
3. Trystan Hart (CAN) 3:11:53
4. Billy Bolt (GBR) 3:18:25
5. Alfredo Gomez (ESP) 3:20:30
6. Michael Walkner (AUT) 3:40:32
7. Wade Young (ZAF) 3:55:13
8. Matthew Green (ZAF) 3:55:54

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1